Coordenador : Sandra Machado de Souza Lima
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394296.2206.292740.31102023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Primeiramente os alunos da graduação envolvidos têm a possibilidade de se aprimorarem e viverem experiências de docência nas atividades do projeto e num segundo momento os alunos atendidos pelo projeto, são alunos de escolas municipais, colégios e instituições da região do Noroeste Fluminense.
Local de atuação: Organização e reuniões feitas nas dependências do INFES UFF e atendimento aos alunos feitos nas dependências do INFES ou nas respectivas escolas atendidas pelo projeto.
Objetivo
Objetivo Geral •Capacitar os estudantes de licenciatura em matemática para o ensino da disciplina, abordando os desafios e dificuldades que os professores enfrentam na atualidade. •Inserir os bolsistas nas escolas da região para capacitarem os alunos do ensino médio e fundamental a fazerem as provas das olimpíadas brasileiras de matemática e a obmep, promovendo assim o ensino da matemática com assuntos que instiguem os alunos. •Aumentar a esperança dos futuros professores no poder do ensino, mostrando que o trabalho dos professores pode gerar resultados positivos e mudanças significativas na vida dos alunos. •Contribuir para a redução do índice de alunos que fracassam em matemática e para a diminuição da distorção idade-série, tendo em vista que a melhoria do ensino da matemática pode ser um fator determinante para a permanência e sucesso dos alunos na escola. •Modificar a forma como a comunidade vê a escola e como se apropria dela como espaço público, através do engajamento dos participantes em um programa de mudança paradigmática nas várias formas de ensinar e aprender a matemática. Objetivos Específicos •Capacitar os bolsistas em conteúdos matemáticos específicos das Olimpíadas de Matemática, bem como em metodologias de ensino efetivas para o ensino desses conteúdos; •Inserir os bolsistas nas escolas parceiras do projeto, visando promover o ensino da matemática de forma mais atraente e instigante para os alunos do ensino médio e fundamental; •Capacitar os alunos das escolas parceiras do projeto para participarem das Olimpíadas de Matemática e da OBMEP, promovendo a cultura do estudo e incentivando o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas; •Acompanhar o desempenho dos alunos das escolas parceiras do projeto, por meio de avaliações e acompanhamento pedagógico, com o objetivo de verificar o impacto das ações do projeto na aprendizagem dos alunos; •Realizar eventos e atividades de divulgação do projeto e das Olimpíadas de Matemática, visando sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral sobre a importância do ensino da matemática e das oportunidades que as olimpíadas proporcionam para os alunos; •Atrair novos candidatos aos cursos oferecidos pela nossa universidade do campus de interior – INF-UFF.
Resumo
O projeto Formando jovens talentos olímpicos em matemática avançada visa preparar e incentivar alunos do ensino médio e fundamental a participar das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, através do ensino de conteúdos matemáticos além do básico, tais como geometria avançada, combinatória e teoria dos números. O projeto também tem como objetivo analisar as provas anteriores das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para orientar os alunos sobre o tipo de questões que são cobradas. Com base na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (1952) e da aprendizagem significativa de Ausubel(1963), o projeto busca promover um ensino contextualizado, que leve em conta os conhecimentos prévios dos alunos e que estimule o pensamento crítico e a resolução de problemas. O objetivo dos alunos em participar das Olimpíadas Brasileiras de Matemática é obter reconhecimento e premiação pelas suas habilidades matemáticas. Além disso, a participação pode contribuir para o seu desenvolvimento acadêmico e para o seu currículo. Como resultados espera-se, espera-se um aumento no número de alunos participantes e no desempenho em competições de matemática. Além disso, o projeto busca incentivar o interesse pela matemática e aumentar o número de alunos que optam por seguir carreiras em áreas relacionadas, como engenharia, física e ciência da computação e matemática. Por meio de atividades como oficinas, palestras e simulados, os alunos serão capacitados a compreender conceitos matemáticos mais avançados e a aplicá-los em situações reais. Assim, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento de uma educação matemática mais avançada e de qualidade.